Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Brasil

NAVIRAÍ - Mutirão de limpeza esta sendo realizado nos Bairros Sol Nascente, Portal Residence e Monti Fuji

Publicada em 21/01/20 às 09:59h - 42 visualizações

por Claudenir Werli – Portal VejaMS


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência de Serviços Urbanos e a pedido do prefeito Dr. José Izauri de Macedo, teve inicio nesta segunda-feira (20), um mutirão de limpeza e coleta de entulhos nos bairros Sol Nascente, Portal Residence e Monti Fuji.

O mutirão foi iniciado primeiro pelo Bairro Sol Nascente e, subsequente, nos outros bairros vizinhos. Matos e gramas dos terrenos baldios, escolas, posto de saúde e creches, serão roçados pela equipe da prefeitura e nos quintais, ficará a cargo dos moradores destas localidades para que retirem de seus quintais, lixos, entulhos e organizem do lado de fora, nas calçadas e ruas, de preferência que, os moradores conversem entre eles e joguem os entulhos em um único local na frente de cada quarteirão, para facilitar e dar mais agilidade aos trabalhos dos coletores.

Os trabalhos do mutirão contará com a participação dos Agentes de Endemias que vão estar acompanhando, inspecionando os quintais e orientando a comunidade sobre a necessidade se combater o mosquito da Dengue.

Nossa redação entrou em contato com o senhor Jose Pereira, Gerente de Equipe de Controle de Vetores do Município, que nos relatou dados alarmantes sobre o aumento de casos notificados de Dengue nesse início de 2020. Segundo o gerente, nesses 18 dias de 2020, já foram notificados 69 casos suspeitos de Dengue em Naviraí, dados esses que superou em menos de 1 mês, todas estatísticas de notificações do ano de 2018, que em todo o ano teve apenas 68 notificações.

Jose Pereira relatou que nessa região do Portal Residence e Sol Nascente, um dos grandes problemas tem sido as fossa, pois, segundo ele, as fossas tem se tornado um criadouro permanente e orientou para que os moradores façam a proteção dos suspiros das fossas, tampando com as tampas próprias comprado nas casas de materiais de construção ou com os recortes de garafas pet, como muitos utilizam nos bairros.

Interrogado pela redação do site sobre a situação epidemiologica no estado, referente  aos casos de Dengue, Pereira relatou que nesse início do ano já houve 3 (três) óbitos pelo vírus da Dengue no Estado de Mato Grosso do Sul. “Todos os municípios vem tendo um aumento de notificações de casos suspeitos e em Naviraí não tem sido diferente, pois, já tivemos 69 casos suspeitos, apenas nesse mês de janeiro de 2020 e esses dados podem ser alterados a qualquer momento, nesses dias chuvosos e com temperaturas elevadas, se torna um ambiente muito favorável para a proliferação do mosquito e a melhor solução pra o caso é inspencionar os quintais diariamente, não deixando nenhum criadouro de mosquito” concluiu Jose Pereira.

Milena Feuzer, Gerente de Administração do município, relatou a redação do site Portal VejaMS, que vai ser disponibilizado um caminhão caçamba para que a população destas localidades possam descartar alguns objetos grandes, como móveis velhos e já fazer o descarte direto na caçamba “Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira (20) e as vezes, a frente de trabalho pode demorar um pouco para chegar nas outras ruas do final do bairro, mas enquanto isso, os moradores já podem ir iniciando a limpeza dos quintais e acomodando os estulhos na calçada” explicou Milena.

Nos últimos meses, tem aumentado as reclamações dos moradores sobre terrenos baldios com mato alto e com pessoas jogando lixos nos mesmos, entretanto, a prefeitura já notificou as loteadoras e proprietários que possuem esses terrenos, mas, é necessário que a população se conscientizem pra não jogar lixos nos terrenos baldios e colaborem na manutenção da limpeza nos bairros.

Após serem concluido os trabalhos de limpeza e remoção dos entulhos, será feito os trabalhos de melhoramento na sinalização dos bairros, com pinturas de guias (meio fio), quebra-molas e faixas de pedestres.

Joana Zeila Duarte, popular Joaninha, Presidente da Associação de Moradores do Bairro Sol Nascente, também relatou à nossa redação que neste período de verão, com muitas chuvas e as altas temperaturas, a população deve aumentar os cuidados e ações no combate ao mosquito da Dengue, pois, é o momento mais propício para proliferação do mosquito e de surgimento de novos casos de Dengue. “Por isso é importante manter os quintais limpos e redobrar os cuidados na prevenção de criadouros do mosquito”, disse Joaninha.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (67)9 9690-4848

Visitas: 150574
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2020 - Reinaldo Souza